A Vida de Merlin
Geoffrey de Monmouth
Muito depois de auxiliar o Rei Uther Pendragon a conquis-tar Igerna e anos após a queda do Rei Arthur, o mago Merlin está velho e se portando como um louco após uma tragédia pessoal. Sua vida na Floresta de Calidon é inter-rompida não só por sua irmã Ganieda e sua esposa Gwendolen, que tentam trazê-lo de volta à lucidez, mas também pelo espírito responsável pelos poderes proféticos do feiticeiro.
Sendo uma sequência espiritual do clássico medieval do século XII, A História dos Reis da Bretanha, o autor e clérigo Geoffrey de Monmouth compôs uma obra muito diferente de seu trabalho anterior. Dando foco a uma história mais intimista e introspectiva, A Vida de Merlin, de 1150, leva o personagem em uma jornada por paz interior, trazendo passagens filosóficas sobre animais selva-gens, corpos celestes e locais lendários do mundo.
O livro traz também a primeira obra de Geoffrey de Monmouth, As Profecias de Merlin, que foram mais tarde incorporadas em A História dos Reis da Bretanha, mas que pode ser lida separadamente. As passagens são um delírio profético de Merlin sobre o futuro da ilha britânica com suas várias guerras e invasões por bárbaros que trarão fim a linhagem dos reis lendários bretões por incontáveis gerações.